(31) 3287-2465 [email protected]
Escolha uma Página

Práticas Corporais Terapêuticas Chinesas

São práticas que harmonizam o corpo, a mente e as emoções. Treinamentos terapêuticos para prevenir e tratar dores no corpo, inúmeros problemas osteos musculares, articulações, etc. hoje tão frequente nas condições da vida moderna, além de atuar nas disfunções dos órgãos internos e problemas respiratórios.

(31) 3287-2465

TAI CHI CHUAN

Com movimentos lentos, circulares, contínuos, firmes, suaves, fluidos e graciosos, o Tai Chi Chuan é considerado uma técnica bastante eficaz na promoção da saúde e prevenção de doenças. Atuando sobre o sistema nervoso central, o Tai Chi Chuan estimula a circulação, favorece o funcionamento dos aparelhos respiratório e digestivo, fortalece os ossos, desenvolve a flexibilidade e, de um modo geral, torna o organismo menos propenso a infecções e doenças degenerativas.

É uma prática corporal chinesa para harmonizar e revitalizar o corpo, a mente e as emoções. Seus movimentos levam à serenidade e é um profundo repouso para as tensões do dia a dia. É um treino de ajuda mútua entre movimento e serenidade. Através da serenidade treina-se o coração; através do movimento treina-se a flexibilidade do corpo. “Movimente-se para ficar sereno e fique sereno para movimentar-se”. Essa é uma das propostas do Tai Chi Chuan onde o praticante participa mais ativamente da sua boa saúde.

O Tai Chi Chuan harmoniza e potencializa as funções dos órgãos internos nas suas manifestações, fazendo com que os sopros internos (energia vital) possam, partindo de um centro, subir e descer, expandir e contrair, entrar e sair. Esses movimentos fluem pelos meridianos que vão conectar os órgãos internos com as extremidades (mãos, pés, cabeça), formando uma grande trama, nutrindo todos os sistemas internos.

O Tai Chi Chuan é a própria configuração da natureza uma vez que todas as mutações do homem estão ligadas às mutações da natureza. Promove a perfeita harmonia entre os diversos órgãos e pontos energéticos do ser humano, com a interação das energias opostas e complementares (Yin / Yang) representadas por céu e terra, corpo e espírito, cuja interação gera e mantém a vida.

TAI CHI PAI LIN

O Tai Chi Pai Lin é o conjunto de práticas de origem milenar Taoísta para a saúde e longevidade transmitidas diretamente pelo Mestre Liu Pai Lin no Brasil.

O tai Chi Pai Lin é um treino de ajuda mútua entre movimento e serenidade. Através da serenidade treina-se o coração; através do movimento treina-se a flexibilidade do corpo.

LIAN GONG EM 18 TERAPIAS

Sou Presidente da Associação Brasileira de Lian Gong em 18 Terapias – representante no Brasil da Shanghai Municipal Lian Gong Shi Ba fa Association/RPC.

O Lian Gong em 18 Terapias é um sistema de prática corporal com objetivos terapêuticos, criado pelo Dr. Zhuang Yuan Ming, médico ortopedista especializado em traumatologia e considerado, na China, um dos 100 melhores médicos de sua área. Com base em seu extraordinário conhecimento e habilidade nas técnicas de manipulação e massagem em Tui-Ná, o Dr. Zhuang teve a inspiração de transportar para exercícios corporais a síntese de seu método, obtendo os mesmos resultados terapêuticos.

Ele organizou os exercícios em séries, focalizando as doenças e necessidades do homem moderno. Além de prevenir e tratar dores no pescoço, ombros, costas, região lombar, glúteos, pernas e pés, os exercícios apresentam bons resultados terapêuticos nos casos de debilidade funcional do sistema digestivo, pressão alta, bronquite e reumatismo. O pioneirismo das 18 Terapias está em resgatar os exercícios físicos como um recurso medicinal que, além de prevenir e contribuir no tratamento das doenças, faz com que o paciente tenha meios para deixar de ser passivo e se torne ativo na cura de sua própria doença.

O Lian Gong em 18 Terapias foi introduzido no Brasil por Maria Lúcia Lee.

LIAN GONG EM 18 TERAPIAS ANTERIOR  –

1ª Série: Trata e previne de desequilíbrios e dores no pescoço e ombros.

2ª Série: Trata e previne de desequilíbrios e dores nas costas e região lombar.

3ª Série: Trata e previne de desequilíbrios e dores nos glúteos e pernas.

LIAN GONG EM 18 TERAPIAS POSTERIOR  –

1ª Série: Trata e previne de desequilíbrios e dores nas articulações doloridas.

2ª Série: Trata e previne de desequilíbrios e dores nos tendões.

3ª Série: Trata e previne de desequilíbrios e disfunções dos órgãos internos.

YI QI GONG EM 18 TERAPIAS

Para beneficiamento dos sopros, composto de 18 Exercícios Terapêuticos que previnem e tratam dos desequilíbrios respiratórios crônicos e a debilidade funcional do Coração e Pulmão.

XIANG GONG – TREINAMENTO PERFUMADO NÍVEL 1 E NÍVEL 2

  • Nível 1: Fortalece os Sopros de defesa e expulsa as “doenças” (Sopros perversos) através de 15 movimentos realizados pelos antebraços e mãos em várias direções, mantendo a estabilidade do corpo.
  • Nível 2: Fortalece os Sopros de nutrição através de 15 movimentos realizados coordenadamente pelos membros inferiores e superiores.

AUTO PERCUSSÃO PARA VITALIDADE

“A automassagem regula o corpo através da melhora da circulação da energia e do sangue, das emoções através do contato harmonioso consigo mesmo e da mente através da percepção dos espaços internos”.

TAI JI QI GONG EM 28 MOVIMENTOS

O Tai Ji Qi Gong em 28 Movimentos elaborado pelo Dr. Li Ding, baseado no Tai Ji Qi Gong em 18 Movimentos do Dr. Chen Kwei Lan de Harbin, China. Após estudar a fundo o Tai Ji Qi Gong em 18 Movimentos, o Dr. Li Ding aperfeiçoou e expandiu o método para 28 movimentos; modificou alguns movimentos que eram realizados numa só direção, para serem realizados à esquerda e direita e acrescentou outros 10 movimentos. As modificações visam enfatizar a teoria dos meridianos da Medicina Tradicional Chinesa e a harmonização das atividades de ambos os lados do cérebro na prática dos exercícios.

QI GONG DOS SÍMBOLOS

Técnica de Qi Gong elaborada por Maria Lúcia Lee. Trabalho ou treinamento para cultivar os sopros (QI) internos, conduzindo o seu fluir constante para alcançar todos os recantos do corpo. O sopro harmonioso em seu curso sem fim orienta e exerce influência benéfica a tudo que estiver em seu meio. A prática é conduzida pelos símbolos do pensamento chinês que retratam a perpétua criação, desenvolvimento e retorno da miríade de coisas. Os movimentos são circulares e de cadência lenta possibilitando a percepção e integração com os movimentos do espaço cósmico. Os movimentos em sua mutação sempre retornam ao centro, possibilitando o enraizamento na Terra.

BA DUAN JIN – OITO BROCADOS DE SEDA

Prática corporal de Qi Gong para saúde. O método é composto de oito exercícios intitulados “brocados de seda” por serem considerados preciosos como a seda no seu objetivo de melhorar o bem estar e a harmonia do corpo. Os oito exercícios do Ba Duan Jin traz em sua práxis o rico conteúdo dos fundamentos da medicina tradicional e seus movimentos são a base das artes corporais terapêuticas chinesas.

Sua saúde começa aqui!

Saiba mais sobre o Instituto Mineiro de Tai Chi Chuan e agende sua aula experimental.

(31) 3287-2465

Horários das Práticas no Instituto.

Manhã: de 2ª a 5ª feira as 06:30, 07:30 e 08:30.
Tarde: 3ª e 5ª feira as 17:00 e as 18:00