Escolha uma Página

LIAN GONG EM 18 TERAPIAS 

O Lian Gong em 18 Terapias é um sistema de prática corporal com objetivos terapêuticos, criado pelo Dr. Zhuang Yuan Ming, médico ortopedista especializado em traumatologia e considerado, na China, um dos 100 melhores médicos de sua área. Com base em seu extraordinário conhecimento e habilidade nas técnicas de manipulação e massagem em Tui-Ná, o Dr. Zhuang teve a inspiração de transportar para exercícios corporais a síntese de seu método, obtendo os mesmos resultados terapêuticos.

QIGONG DOS SÍMBOLOS 

Exercícios terapêuticos da medicina tradicional chinesa, também conhecido como ”harmonização dos sopros”. Tem como objetivo regular nosso estado físico e proporcionar um repouso profundo e revigorante.

LIAN GONG EM 18 TERAPIAS

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE LIAN GONG EM 18 TERAPIAS 

REPRESENTANTE NO BRASIL DA SHANGHAI LIAN GONG SHI BA FA ASSOCIATION/CHINA

CURSOS DE LIAN GONG EM 18 TERAPIAS

O Lian Gong em 18 terapias é hoje uma ginástica amplamente conhecida no Brasil e no mundo. Entre nós, ela está presente em praticamente todos os estados, em inúmeros municípios, tendo contribuído para a boa saúde de milhares de brasileiros, sendo, por isso, reconhecida pelo Ministério da Saúde.

Essa ginástica foi criada pelo médico chinês, Dr. Zuang Yuan Ming, um profundo conhecedor da massagem Tui Ná. Buscando um tratamento para as dores no corpo da população chinesa e visando incentivar sua participação mais ativa nos cuidados com a própria saúde, Dr. Zuang desenvolveu um conjunto de exercícios que promove o auto – cuidado, a indução dos fluxos internos e a obtenção da força interna. Cada movimento do Lian Gong em 18 terapias cuida de uma parte de nosso corpo, induzindo a circulação do QI nos meridianos que circulam nestas partes. Essa ginástica tem seus pilares na medicina milenar chinesa, baseada no sistema dos meridianos energéticos e na teoria dos cinco elementos.

A Associação Brasileira de LG18T, presidida por Maristela Botelho, por indicação de Zuang Jian Shen, que assim o fez em decorrência de sua constância na busca de aperfeiçoamento da técnica, promove uma formação que segue os padrões dos movimentos de acordo com as instruções da Shangai Municipal Lian Gong Shi Ba Fa Association/China. Essa formação visa assegurar que o aprendizado da técnica tenha a excelência necessária para que os efeitos sobre a saúde humana sejam aqueles que Dr. Zhuang buscou ao cria-la. Para tanto, são ofertados aos interessados dois tipos de curso que a seguir descrevemos. 

  • CURSO BÁSICO DE LIAN GONG EM 18 TERAPIAS – NÍVEL 1

Público alvo: Este curso é dirigido aos muitos instrutores e praticantes da preciosa técnica do LG18T.

Objetivo: Visa promover atualização na prática da técnica e, com isso preservar os benefícios e padrões de movimentos propostos originalmente por seu criador, dr. Zhuang.

Certificação:  Ao final, o participante receberá um certificado oficial da Associação Brasileira de LG18T, filiada da Shangai Municipal Lian Gong Shi Ba Fa Association/China.

Professora responsável:  Maristela Botelho.

 

INSTRUÇÕES PARA AVALIAÇÃO PRÁTICA

Pré-requisitos básicos:

O participante deverá ter participado de Cursos Básicos de Lian Gong em 18 Terapias Anterior, Posterior e Yi Qi Gong e comprovar com certificados emitidos pelo ministrante dos Cursos.

Demonstrar a sequência completa dos 18 movimentos do Lian Gong em 18 terapias Anterior, Posterior e Yi Qi Gong com a música original em português.

Demonstrar os padrões dos movimentos: abertura dos pés, postura das mãos, contagem dos movimentos, ritmo, amplitude, respiração (força interna) e pontos de acupuntura. 

INSTRUÇÕES PARA AVALIAÇÃO ESCRITA

Descrever como as dores no pescoço e ombros, costas e região lombar, glúteos e pernas, assim como as dores nas articulações das extremidades, tenossinovites e disfunções orgânicas, acometem as pessoas na visão da Medicina tradicional Chinesa.

Descrever quantas partes compõem o Lian Gong em 18 Terapias.  Quais objetivos de cada série.

Descrever quais pontos de acupuntura são massageados no 1º exercício da 3ª série do Lian Gong em 18 Terapias Posterior: “massagear o rosto e o ponto sedação”.

Objetivo dos exercícios 5, 6, 7, 8 e 9 do Yi Qi Gong.

Saber os nomes dos movimentos do LG18T Anterior, Posterior e Yi Qi Gong, pois será sorteado um exercício de cada parte para descrever sobre cada um.

OBS: Avaliamos de acordo com os livros em português do Dr. Zhuang Yuan Ming, traduzido em português, pois nem todas as pessoas adquiriram o livro novo de Maria Lúcia Lee e Maristela Botelho publicado pela Associação Brasileira de Lian Gong em 18 Terapias. Para a demonstração dos movimentos utilizamos a música original, com a sequência completa, traduzida em português por Maria Lúcia Lee.

OS CURSOS SERÃO MINISTRADOS PELA PROFESSORA MARISTELA BOTELHO 

  • Presidente do Instituto Mineiro de Artes Corporais Chinesas Ltda;
  • Presidente da Associação Brasileira de Lian Gong em 18 Terapias;
  • Árbitra de Lian Gong em 18 Terapais, formada pela Shangai Municipal Lian Gong Shi Ba Fa Association (China);
  • Coordenadora do Curso de Capacitação de Instrutores de Lian Gong em 18 Terapias “Projeto para Promoção da Saúde” na Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte;
  • Coordenadora do Curso de Capacitação de Instrutores de Lian Gong em 18 Terapias, da Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais;
  • Estudiosa e praticante das artes corporais chinesas desde 1986.

 Para outras informações

Visite o site da ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE LIAN GONG EM 18 Terapais

 associacaobrasileiralg18terapias.org

Facebook: Associação Brasileira de Lian Gong em 18 Terapias      

 

 

 

QIGONG DOS SÍMBOLOS

INSTITUTO MINEIRO DE TAI CHI E CULTURA ORIENTAL

OFICINAS DAS PRÁTICAS CORPORAIS TERAPÊUTICAS DA MEDICINA TRADICIONAL CHINESA

21/03 – AUTO PERCUSSÃO PARA VITALIDADE E XIANG GONG / TREINAMENTO PERFUMADO                                                                       

A automassagem regula o corpo através da melhora da circulação da energia e do sangue, das emoções através do contato harmonioso consigo mesmo e da mente através da percepção dos espaços internos”.

Treinamento Perfumado – Nível 1 : Fortalece os Sopros de defesa e expulsa as “doenças” (Sopros perversos) através de 15 movimentos realizados pelos antebraços e mãos em várias direções, mantendo a estabilidade do corpo. Treinamento Perfumado – Nível 2 : Fortalece os Sopros de nutrição através de 15 movimentos realizados coordenadamente pelos membros inferiores e superiores.

04/04 -QIGONG DOS SÍMBOLOS               

Técnica de Qi Gong elaborada por Maria Lúcia Lee. Trabalho ou treinamento para cultivar os sopros (QI) internos, conduzindo o seu fluir constante para alcançar todos os recantos do corpo. O sopro harmonioso em seu curso sem fim orienta e exerce influência benéfica a tudo que estiver em seu meio. A prática é conduzida pelos símbolos do pensamento chinês que retratam a perpétua criação, desenvolvimento e retorno da miríade de coisas. Os movimentos são circulares e de cadência lenta possibilitando a percepção e integração com os movimentos do espaço cósmico. Os movimentos em sua mutação sempre retornam ao centro, possibilitando o enraizamento na Terra.

16/05 – EXERCÍCIOS DA MEDICINA TRADICIONAL CHINESA PARA A SAÚDE E LONGEVIDADE, FLEXIBILIDADE DAS NOVE DOBRAS DO CORPO E PARA A SAÚDE DOS ÓRGÃOS INTERNOS

Os exercícios de flexibilização das nove dobras do corpo, que são as articulações do pescoço, ombros, cotovelos, punhos, cintura, quadril, joelhos, tornozelos e dedos das mãos e dos pés, têm ação predominante sobre o exterior do corpo (corpo físico), tendo efeito no corpo de QI (corpo energético). O outro grupo de exercícios orientados para os órgãos internos tem a finalidade de promover o fortalecimento, harmonização dos órgãos e vísceras, sobre o QI e o sangue.

06/06 – TAI JI QI GONG EM 28 MOVIMENTOS  

O Tai Ji Qi Gong em 28 Movimentos elaborado pelo Dr. Li Ding, baseado no Tai Ji Qi Gong em 18 Movimentos do Dr. Chen Kwei Lan de Harbin, China. Após estudar a fundo o Tai Ji Qi Gong em 18 Movimentos, o Dr. Li Ding aperfeiçoou e expandiu o método para 28 movimentos; modificou alguns movimentos que eram realizados numa só direção, para serem realizados à esquerda e direita e acrescentou outros 10 movimentos. As modificações visam enfatizar a teoria dos meridianos da Medicina Tradicional Chinesa e a harmonização das atividades de ambos os lados do cérebro na prática dos exercícios.

04/07 – BA DUAN JIN / OITO BROCADOS DE SEDA

Prática corporal de Qi Gong para saúde. O método é composto de oito exercícios intitulados “brocados de seda” por serem considerados preciosos como a seda no seu objetivo de melhorar o bem estar e a harmonia do corpo. Os oito exercícios do Ba Duan Jin traz em sua práxis o rico conteúdo dos fundamentos da medicina tradicional e seus movimentos são a base das artes corporais terapêuticas chinesas.

 

HORÁRIO: aos sábados de 09:00 as 12:00 e 13:30 as 16:30.

LOCAL: Instituto Mineiro de Tai Chi e Cultura Oriental – Rua Equador, 70 / São Pedro/ Belo Horizonte/MG.

VALOR: R$300,00 por sábado.

INSCRIÇÕES: As inscrições devem ser feitas até 05 dias antes de cada oficina.

Enviar e-mail para: maristela.botelho@hotmail.com ou no Instituto Mineiro de Tai Chi e Cultura Oriental. Favor colocar no e-mail o nome e qual a oficina que vai fazer. O pagamento pode ser feito no Instituto Mineiro de Tai Chi e Cultura Oriental, em dinheiro ou cheque. Não aceitamos cartão de crédito.

MINISTRANTE DAS OFICINAS: Maristela Botelho

SITE: institutomineirodetaichi.com.br

 

Maria Lúcia Lee

Maria Lucia Lee  nasceu em Taiwan em 1949 e veio ao Brasil aos dois anos de idade. Formou-se no Instituto de Física da Universidade de São Paulo (1972). Desde 1982 dedica-se ao trabalho de pesquisa e ensino das artes corporais chinesas e sua filosofia. Desde então introduziu no Brasil diversos métodos de exercícios terapêuticos da Medicina Tradicional Chinesa divulgando-os através de publicações, DVD´s,

MARIA LÚCIA LEE E MARISTELA BOTELHO

INSCRIÇÔES E INFORMAÇÕES:

maristela.botelho@hotmail.com

(31) 99105-8538

Sua saúde começa aqui!

Saiba mais sobre o Instituto Mineiro de Tai Chi Chuan e agende sua aula experimental.

(31) 3287-2465

Horários das Práticas no Instituto.

Manhã: de 2ª a 5ª feira as 06:30, 07:30 e 08:30.
Tarde: 3ª e 5ª feira as 17:00 e as 18:00